Confira os Anais do XVI ENANPUR
Clique para ler

Tema Central

Espaço, planejamento e insurgências

alternativas contemporâneas para o desenvolvimento urbano e regional

O espaço social, urbano e regional, vem ganhando cada vez maior proeminência na vida contemporânea, colocando em evidência não somente as demandas para seu planejamento mas especialmente suas apropriações insurgentes. As mobilizações políticas contemporâneas ressaltam a premência de uma renovada compreensão dos processos socioespaciais e políticos que vivemos e criam a necessidade de avanços nas nossas pesquisas e discussões a respeito da produção do espaço urbano-regional. O XVI ENANPUR, a se realizar em Belo Horizonte em maio de 2015, tomou como referência temática a questão do espaço, do planejamento e da insurgência sócio-política no contexto urbano-regional, considerando que esta contemporaneidade pode lançar uma nova perspectiva sobre os temas que historicamente têm orientado nossos estudos e pesquisas no país. De outra parte, as visões tradicionais do desenvolvimento há muito vêm sendo questionadas, ou mesmo negadas, e a construção de alternativas para novas oportunidades e possibilidades de organização socioespacial no país - e particularmente na escala urbano-regional - é a referência principal que deve orientar nossos estudos, propostas e debates no XVI ENANPUR. Neste sentido, os dez subtemas, as mesas e as demais sessões devem se somar na invenção de alternativas contemporâneas para o desenvolvimento urbano e regional no Brasil.


Instituições Promotoras

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – Anpur
Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – Cedeplar/UFMG
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU/UFMG
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPGCS/PUC-Minas
Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGE/UFU
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG/UFMG

Organização

Coordenação Geral
Rodrigo Simões – Cedeplar/UFMG
Sub-coordenação Geral
Heloisa Costa – PPGG/UFMG
Coordenação do Comitê Científico
Jupira Gomes de Mendonça – NPGAU/UFMG
Coordenação das Sessões Livres
Geraldo Costa – PPGG/UFMG
Comissão Organizadora Local
Bernardo Campolina – Cedeplar/UFMG
Daniel Freitas – NPGAU/UFMG
Fabiana Oliveira Araújo - NPGAU/UFMG
Geraldo Costa – PPGG/UFMG
Heloisa Costa– PPGG/UFMG
Humberto Martins – PPGE/UFU
João Tonucci – PPGG/UFMG
Juliana Jayme – PPGCS/PUC-Minas
Júnia Ferrari – NPGAU/UFMG
Jupira Mendonça – NPGAU/UFMG
Marcos Gustavo Melo - NPGAU/UFMG
Pedro Amaral – Cedeplar/UFMG
Roberto Luís Monte-Mór – Cedeplar/UFMG
Rodrigo Simões – Cedeplar/UFMG

Datas Importantes

Data evento: 18/05 a 22/05/2015
Prazo para submissão de Artigos: 08/12/2014
Prazo para proposição de Sessões Livres: 08/12/2014
Prazo para comunicação dos resultados Artigos e Sessões Livres: 02/02/2015

Local de Realização

O XVI ENANPUR será realizado no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. O hotel é localizado no vetor de expansão nordeste da capital mineira, próximo a importantes equipamentos urbanos, como o Minas Shopping e a Avenida Cristiano Machado, principal acesso ao aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins. Para mais informações, acesse: http://www.ourominas.com.br/

- Informações úteis sobre restaurantes, pontos de interesse, transporte: https://www.google.com/maps/d/edit?mid=z9XAanZdLEMQ.kPIjpHFRZR_A

Acomodação e Hospedagem

Além do hotel Ouro Minas, onde será realizado o XVI ENANPUR e que oferece o melhor serviço de hospedagem na região, selecionamos alguns outros hotéis próximos e também em outras regiões da cidade que recomendamos para sua hospedagem. Veja a lista de sugestões aqui. Ressaltamos que não haverá serviço de traslado organizado pelo encontro.

Valores máximos de tarifas foram negociados com alguns destes hotéis. Todavia, os mesmos podem realizar promoções especiais para reservas antecipadas. Portanto, não deixe de conferir o preço nos sites dos hotéis desejados.