Confira os Anais do XVI ENANPUR
Clique para ler

Acesso Rápido


Sessões Temáticas

ST 1: Produção e estruturação do espaço urbano e regional

Comitê Científico: Rainer Randolph (IPPUR/UFRJ); Olga Firkowski (PPGG/UFPR); Geraldo Magela Costa (PPGG/UFMG)
Temas: Economia política do espaço; hierarquização, homogeneização e fragmentação espacial; espaço e território; estruturação do espaço urbano e regional brasileiro em perspectiva; agentes da produção do espaço; escalas dos processos socioespaciais; urbanização, metropolização e cidade-região; dispersão, concentração e centralidades; rural, urbano e peri-urbano; acessibilidade e mobilidade física e informacional; grandes projetos e mega eventos.

ST 2: Estado, planejamento e política

Comitê Científico: João Rovati (PROPUR/UFRGS); Rosana Denaldi (PPGPGT/UFABC); Heloisa Costa (PPGG/UFMG)
Temas: Teorias do estado e do planejamento; democracia, planejamento e política; estado, mercado e controle social; empreendedorismo e parcerias público/privadas; planos, programas e projetos; gestão e governança urbana, metropolitana e regional; cooperação consorciada; lei, política e direito à cidade; legitimidades, resistências e insurgências; autonomia e heteronomia; integração e articulação de políticas públicas; espaço público, esfera pública e bens comuns.

ST 3: Desenvolvimento territorial, inovação e redes regionais

Comitê Científico: Cidoval Morais de Sousa (PPGDR/UEPB-CG); Maria Encarnação Spósito (PPGG/UNESP-Pres.Prudente); Humberto Eduardo Martins (PPGE/UFU)
Temas: Estratégias de desenvolvimento e coesão territorial; disparidades regionais, permanências e mudanças; planejamento e políticas regionais; inovações tecnológicas e redes regionais; políticas de inovação e políticas territoriais; arranjos territoriais e resiliência regional; inovação e adensamento de cadeias produtivas no território; dinâmicas espaciais da população e redes de cidades; mercado de trabalho e espaço; interiorização, cidades médias e qualificação urbano-regional; redes regionais, regiões de fronteira e enclaves territoriais; interdependências nas relações urbano-rural / campo-cidade.

ST 4: Natureza, reprodução social e bens comuns

Comitê Científico: Maria Lucia Refinetti Martins (PPGAU/FAU-USP); Ana Cláudia Cardoso (PPGAU/UFPA); Klemens Laschefski (PPGG/UFMG)
Temas: Padrões de consumo e capacidade de suporte; recursos naturais e bens comuns; mudanças climáticas; direitos ambientais, direito à moradia, à cidade e à natureza; direitos não-humanos; regulação e políticas públicas ambientais; preservação e zoneamentos ecológicos; metodologias de avaliação ambiental; justiça e conflitos socioambientais; movimentos sociais e politização do debate ambiental; modernização ecológica e economia verde; ecologia política da urbanização.

ST 5: Técnicas e métodos de modelagem e de análise socioespacial

Comitê Científico: Gustavo Givisier (MPRGC/UCAM-Campos); Sandra Costa (PPG-PUR/UNIVAP); Irineu Rigotti (Cedeplar/UFMG)
Temas: Técnicas e métodos de análise e planejamento urbano, metropolitano e regional; morfologia urbana; modelagem urbana; geotecnologias e novas ferramentas de planejamento e gestão; tecnologias e metodologias da informação; técnicas de projeção socioespacial; SIG e modelos espaciais; comunicação e cooperação em redes.

ST 6: Cultura, saberes e identidades

Comitê Científico: Paola Berenstein-Jacques (PPG-AU/UFBA); Brasilmar Nunes (NEUR/UnB); Luciana Andrade (PPGCS/PUC-Minas)
Temas: cultura, saberes e identidades; imagens e representações da cidade e do campo; cartografia social; modos de vida e subjetividades; espaço público e sociabilidades; cotidiano, resistências e apropriação dos lugares; práticas culturais na produção do lugar; território, comunidade e diversidade; construção social da paisagem.

ST 7: Dinâmica imobiliária, habitação e regulação urbana

Comitê Científico: Fernanda Furtado (PPG-AU/UFF); Mariana Fix (PPGDE/IE-Unicamp); Denise Morado (NPGAU/UFMG)
Temas: Dinâmica imobiliária e fundiária; habitação e reprodução social; políticas habitacionais e impactos na estruturação do território; assentamentos informais, urbanização e regularização fundiária; experiências, metodologias e instrumentos de regulação urbana e metropolitana; políticas urbanas, planos diretores e modelos de planejamento.

ST 8: Trajetórias das ideias, representações e experiências urbanísticas

Comitê Científico: Eneida Mendonça (PPGAU/UFES e PPGG/UFES); Fania Fridman (IPPUR/UFRJ); Fernanda Borges de Moraes (NPGAU/UFMG)
Temas: História da cidade, do urbanismo, do planejamento e da gestão urbana: ideias, práticas sociais e representações; história da produção do espaço urbano; referências históricas e práticas do pensamento urbanístico; preservação da memória e do patrimônio histórico; trajetórias profissionais e formação do pensamento urbanístico.

ST 9: Desenvolvimento, pós-desenvolvimento e práticas transformadoras

Comitê Científico: Sandra Lencioni (PPGG/USP); Virginia Elisabeta Etges (PPGDR/UNISC); Roberto Luís Monte-Mór (Cedeplar/UFMG)
Temas: Teorias do (pós)desenvolvimento e abordagens contemporâneas; teorias e práticas transformadoras e insurgentes; cidade-campo, natureza e urbano, agricultura urbana; economia social, popular e solidária; economia e cultura; novos arranjos econômicos e socioterritoriais; diálogos transdisciplinares e novas concepções na relação espaço-sociedade.

ST 10: Emergências no campo dos estudos urbanos e regionais

Comitê Científico: Cibele Rizek (PPGAU/USP-São Carlos); Circe Monteiro (MDU-UFPE); Rita Velloso (EA/UFMG)
Temas: Diálogos com a literatura; artes visuais e imagéticas; teorias da complexidade; tecnologias da comunicação; psicologia e psicanálise; ontologias e epistemologias alternativas; cartografias sociais e afetivas.


Datas Limites

Prazo para proposição de Artigos: 08/12/2014
Prazo para comunicação dos resultados: 02/02/2015


Normas para Proposição

Os artigos poderão ser propostos por professores, pesquisadores e estudantes da área, e serão analisados por uma comissão científica, composta por especialistas no tema da sessão. A apresentação de artigos nas Sessões Temáticas e sua inclusão nos Anais estão condicionadas à inscrição e ao pagamento das taxas do evento por pelo menos um dos autores.

Condição - Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos para Sessões Temáticas distintas. Nessa contagem serão computados os trabalhos submetidos pelo proponente como autor e como coautor.

Idiomas - Serão aceitos trabalhos nos seguintes idiomas: Português, Espanhol e Inglês.

Envio - Os trabalhos deverão ser encaminhados somente on-line através do sistema de submissão disponível no Website do evento.

Seleção - A Comissão Científica de cada uma das Sessões Temáticas selecionará os trabalhos com base na sua adequação à temática geral do evento, à originalidade da proposta, sua relevância e contribuição científica e acadêmica.

Artigos aprovados - Os artigos aprovados serão distribuídos em duas categorias: 1) os selecionados para apresentação oral no seminário e publicação nos Anais e 2) aqueles somente para publicação nos Anais.


Formatação dos Artigos

Tipo de arquivo

Microsoft Word (versão 97-2003 e seguintes).

Configuração das páginas

Tamanho do papel: A4
Margem superior: 3 cm
Margem inferior: 2 cm
Margem esquerda: 3 cm
Margem direita: 2 cm

Os capítulos, títulos e subtítulos deverão ser ordenados segundo os seguintes critérios

Título: Times New Roman, tamanho 14, caixa alta e normal.
Subtítulo: Times New Roman, tamanho 12 e negrito.
Sub-Subtítulo: Times New Roman, tamanho 12 e itálico.

Configuração do corpo do texto

Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado.
Espaçamento entre caracteres e palavras: simples.
Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas.
Deslocamento do parágrafo: 2 cm.
Número de palavras: mínimo de 4.000 e máximo de 6.000 palavras, incluindo bibliografia e notas de rodapé.
Numeração de páginas: Posicionar embaixo da página, à direita;
Utilizar fonte Times New Roman em tamanho 11, normal.
Tabelas, quadros, ilustrações e gráficos: Títulos em Times New Roman, tamanho 11, normal e justificado, sem deslocamento do parágrafo; Utilizar legendas com fonte Times New Roman em tamanho 10.
As notas de rodapé deverão ter a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 9, parágrafo justificado.
Tamanho do arquivo: Máximo 3 Mb.

Conteúdo da primeira página

Título do trabalho, centralizado, em caixa alta.
Resumo do trabalho: Tamanho máximo de 250 palavras, em um único parágrafo, no mesmo idioma do trabalho.
Palavras-chave: três a cinco
Não poderá ser feita nenhuma identificação na primeira página, ou em qualquer outra, para garantir o anonimato da autoria. O sistema eletrônico de submissão irá atribuir um código de identificação para os artigos que serão avaliados. Trabalhos identificados serão desclassificados.

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem respeitar o mesmo padrão de configuração do corpo do texto.


Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas devem seguir obrigatoriamente o sistema Harvard. A orientação sobre esse estilo pode ser obtida no seguinte endereço da WEB: www.ua.pt/sbidm/biblioteca
Para citações no corpo de texto, deverá ser utilizado o seguinte modelo: (autor, data, p.XX). Ex: (Santos, 1996, p.58).


Submissão

Já sabe todos os requisitos para proposição de sessões temáticas?

Prazo Encerrado